Top

Como Comecei em Casa, fui parar nos Estúdios do Youtube e Aumentei em 8x minha Audiência nas Lives?

Em 8 de Junho de 2016 apareci com mais uma de minhas “invencionices”, o ::brunoavila AO VIVO. Uma mistura de programa de entrevistas com programa de auditório (sim, auditório, só que um auditório “online” ;)). O objetivo desse projeto foi (e é) levar até as pessoas, conteúdo de valor. Conteúdo gerado por grandes especialistas do mercado do conhecimento online através de perguntas feitas ao vivo. Perguntas feitas por vocês, meus queridos espectadores.

Para você ter uma ideia, em nossa primeira Live tivemos 48 espectadores no Youtube. Nessa Live não transmiti simultaneamente com o Facebook.

grafico-primeira-live

Já no final do ano chegamos a 328 espectadores somando as audiências do Youtube e Facebook.

grafico-youtube-final

+

grafico-fb-final

Um projeto que nasceu na minha casa, transmitido a partir da minha residência e que teve como cenário na última Live de 2016 o Youtube Space em São Paulo.

bemvindo-youtube

Convidei alguns especialistas de sucesso que já estão no mercado de cursos online há algum tempo e alunos do Viver de Curso que estão iniciando seus projetos promissores de educação à distância para discutirem sobre o mercado e o que se espera para 2017.

Convoquei esses feras para se fazerem presentes no Youtube Space no dia 19/12 e não é que eles apareceram mesmo?! ;D

todos-presentes

Cheguei às 16:40, os convidados às 18h. Ficamos todos encantados em estar num ambiente que só vemos pela tela do computador. Sim, o Youtube é real! É físico! Chegamos e fomos todos conhecer a estrutura, os estúdios e tirar muitas fotos.

Ao chegarmos no nosso local de transmissão, o Youtube nos recebeu com salgadinhos e doces, olha só que legal.

montando-circo

E aí chegou a hora de montar o circo.

Como sempre, em toda a Live, vivi momentos de muita tensão antes de ir ao ar, principalmente por estar fora da minha “central de controle” onde tenho tudo sob meu “controle”. Tivemos que montar todo o aparato técnico em poucos minutos, escolher cenário, testar câmera, áudio, internet e transmissão. Tudo ficou mais fácil com a ajuda da minha amada Hellen Ávila, meus queridos alunos Moacir Ferreira e Leonardo Ishii e meu parceiro Thiago Ramos.

15230837_10208802414042288_4038297279811779605_n

Para você ter uma ideia, 30 minutos antes nenhum microfone funcionava, 20 minutos antes, uma das câmeras também não, 15 minutos antes o monitor de retorno não queria funcionar de jeito nenhum e 10 minutos antes de começarmos, o notebook responsável pela transmissão, travou! Por essa razão começamos com 4 minutos de atraso. Imagina a tensão?

Depois que entrou no ar, aí foi só alegria, momentos de muito aprendizado e descontração. Os erros técnicos que iam acontecendo levamos todos na esportiva, afinal em toda transmissão ao vivo é assim, dá um erro ali, aculá mas os queridos espectadores entendem, afinal, é ao vivo e tudo pode acontecer.

15492396_1390242044333298_1305726637691112922_n

Aliás confesso que fiquei com receio de não ter audiência. Afinal sempre transmito às 21h30 e somente nessa última Live iniciei a transmissão às 19h já que o Youtube fecha às 21h. Me pareceu um horário complicado, sobretudo para os estados fora do horário de verão onde seria 18 horas, horário de volta do trabalho.

Porém a audiência me surpreendeu e o gráfico mostra como todos ficaram até o final, veja só, parece uma mesa, os que entraram, ficaram até o último minuto.

grafico-ultima-live

No final tudo deu certo! E agradeci a todos por terem acreditado na maluquice do Tio aqui.

O que aprendemos com tudo isso? Um dia eu resolvi começar com apenas 40 espectadores. Seis meses depois de um trabalho ininterrupto toda segunda-feira cheguei aos 300 espectadores. Alguém duvida que, continuando esse trabalho, chegarei aos 1200 espectadores ano que vem?

O aprendizado foram dois:

  1. Trabalho constante e contínuo, tijolo por tijolo entregando aquilo que as pessoas querem e precisam ouvir. O resultado será o crescimento, não tem jeito. Não é de um dia para o outro, é um crescimento lento, gradual porém firme, forte e sobretudo verdadeiro.
  2. Realmente não é balela, tudo é possivel quando se quer que aquilo se torne possivel. Um dia estava transmitindo da minha casa. Seis meses depois estava transmitindo de dentro do Youtube.

Pense nisso.

Muito obrigado a você que me acompanha. Desejo muita felicidade, saúde e paz nesse novo ano e o dobro de tudo de bom que você me desejou esse ano. 😉

E deixo aqui a reprise dessa Live histórica!

Até 2017!

Bruno

Compartilhar

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

6 Comments
  • Rodrigo
    22 de dezembro de 2016 at 13:10

    Excelente procedimento! Desejo a você, extensivo a sua família, muita saúde, paz e que muitos sonhos se realizem em 2017. Mais uma vez parabéns por tudo apresentado em 2016, com seu bom humor de sempre.

  • Guilherme Gomes do Braz
    22 de dezembro de 2016 at 23:20

    Fala tio Brunovisk sou seu aluno da época de web design e fico feliz com sua repaginada e com sua nova atividade, Parabéns.
    Te desejo e a sua família um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Rumo aos 1200 expectadores.

  • Alexander Meireles da Silva
    26 de dezembro de 2016 at 08:38

    Obrigado Bruno por todo o conhecimento de conteúdo e de vida transmitido. Sou seu aluno do Viver de Cursos Série Empreender (o Alexander que trabalha com o Fantástico) e estou trabalhando para passar minha autoridade acadêmica para o mundo online.

    Desejo um 2017 cheio de mais realizações para você e sua linda família.

Escreva seu comentário