Top

É possível viver de curso online?

Olá! Meu nome é Bruno Ávila, tenho 34 anos e eu vivo de cursos há 10 anos.

E mesmo assim muita gente me pergunta:

“Bruno, é possível viver somente de cursos online? Esse negócio dá dinheiro?”

Bem, pra responder essa pergunta, fiz esse vídeo aí em cima e espero não só responder essa dúvida como também motivar você que já pensou em montar um curso online, virar professor, que sonha trabalhar em casa mas teme abandonar o emprego, ou seja, você que quer mudar de vida, quer investir em cursos online mas tem medo.

Quando eu digo viver de cursos online me refiro a você, sozinho, conseguindo fazer dinheiro com o seu conhecimento, conseguindo passar isso pra outras pessoas através da internet. E quando eu falo “conseguir fazer dinheiro” é fazer dinheiro mesmo. Que não só pague suas contas mas que lhe proporcione também qualidade de vida.

Então será que é possível viver com cursos online, trabalhando sozinho e em casa?

Bem, eu sou a prova viva disso. Trabalhar em casa já faz parte da minha rotina há 18 anos. Tá, nesses 18 anos eu cheguei a trabalhar em escritório mas apenas por 2 anos. A única vez que fui funcionário de uma empresa foi nesse período de 2 anos. Portanto eu posso dizer que durante 16 anos (e até hoje) eu trabalho sozinho e em casa.

Ora, se eu trabalho há 16 anos em casa, isso já vai fazer você pensar:

“Pô, trabalhar com cursos online, trabalhando em casa é algo plenamente possível e se deu certo pro Bruno, pode dar certo pra mim também.”

Sim, claro, é sim algo plenamente possível e que pode dar super certo. E eu sei que esse é o sonho da maioria das pessoas, tanto é que pipocam aos montes por aí fórmulas milagrosas e maneiras incríveis de você ganhar dinheiro em casa da noite pro dia.

Se esses métodos funcionam ou não eu não sei. Só sei que não usei nenhum método milagroso pra conseguir trabalhar em casa e ganhar dinheiro. Eu usei simplesmente algo que eu, você e todo mundo tem: conhecimento. E quando eu digo conhecimento, eu não estou falando só daquele conhecimento que aprendemos no colégio, estudos, livros, etc, estou falando daquele conhecimento valioso que você pode ter aprendido com a prática  do seu trabalho, com o seu dia-a-dia, com um hobby, enfim, com sua vida!

Se você sabe cozinhar bem, isso é um conhecimento valioso. Se você sabe consertar o chuveiro da sua casa, trocar a carrapeta da sua pia, se você sabe ganhar todos os jogos do Fifa no Playstation ou no Xbox, se você sabe costurar, maquiar, cortar cabelo, até mesmo se você sabe contar piada, tudo isso é conhecimento valioso que pode virar um curso.

“Ah Bruno, mas curso de maquiagem tem aos montes por aí!”

Sim, tem aos montes. Mas um curso feito por você será um curso completamente diferente. Sabe por quê? Porque nem eu nem ninguém viu o mundo através de seus olhos e ninguém mais se deparou com os seus problemas. Somente você. Por isso seu conhecimento sempre será original. E alguns desses conhecimentos, espero muitos deles, são muito valiosos.

Eu por exemplo, comecei a fazer sites com 15 anos. Aprendi sozinho, futricando, vendo os códigos, mexendo no photoshop. Me tornei Web Designer. Depois entrei na faculdade de publicidade, me formei publicitário. Juntei todos os conhecimentos adquiridos com a prática do web design com a prática e teoria adquiridos com a publicidade e lancei meus primeiros cursos online em 2005. Curso de Web Design existia aos montes, mas ninguém no mundo via o web design a partir do meu ponto de vista. Somente eu. Por isso fiz um curso de web design como eu achava que deveria ser, transmitindo para meus alunos aquilo que eu via e julgava importante eles aprenderem. Acabei fazendo um curso de web design completamente diferente dos outros, a começar pelo nome, Curso de Design Web, onde coloquei a teoria de Design em primeiro plano e a tecnologia web em segundo, ou seja, o contrário do que a maioria fazia.

Resultado, 10 mil alunos em 8 anos.

Depois do curso de Design Web lancei outros cursos que à primeira vista são considerados concorridos, como o curso de HTML, PHP, Joomla e WordPress. O sucesso se repetiu em todos eles.

O que eu quero dizer com tudo isso é que sim, você pode viver de cursos assim como eu vivo.

Agora como eu faço isso Bruno? Como faço pra montar um curso sobre o assunto que eu domino? Como faço pra transmitir conhecimento pela internet em forma de curso?

Olha, em 2002 me fizeram as mesmas perguntas, porém não era a respeito de cursos, mas de sites. O pessoal chegava e perguntava “Bruno, como é que eu faço sites melhores, como faço para melhorar meus sites? Me dá umas dicas aí!”. E claro, sempre considerei os outros web designers como amigos de trabalho e nunca concorrentes. Por isso resolvi compartilhar meus conhecimentos através de um blog focado em web design, com dicas sobre criação de sites e programação web, tornando-se um site referência no assunto anos depois.

Agora quero ajudar você de novo, não só você que acompanha meu trabalho a muito tempo, mas todos aqueles que desejam montar um negócio próprio compartilhando seus conhecimentos através de cursos online. Pra você que vem da administração, da medicina, do direito, da engenharia, enfim, todos podem se transformar em professores online. Inclusive aquele que já é professor em cursos presenciais e deseja adaptar suas aulas para o ambiente online. Eu quero ajudar você a transformar seu conhecimento em curso online através da minha nova série “Viver de Curso”.

Trata-se de uma série de vídeos e textos onde dou dicas poderosas sobre criação de cursos online. Iremos falar desde a criação, a concepção do curso até o seu lançamento, dicas de softwares, ambientes de ensino, enfim, colocarei minha experiência de 10 anos em cursos online nesta nova série.

Quer transformar seus conhecimentos em curso online? Quer ganhar dinheiro com isso? Quer trabalhar em casa e ganhar qualidade de vida com um negócio verdadeiramente sólido? Então me acompanhe aqui e se inscreva-se no meu canal no YouTube para não perder os próximos vídeos.

Compartilhar

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

50 Comments
  • Alison Roveré Villar
    2 de julho de 2014 at 15:39

    Show de bola Bruno. Grande iniciativa.

  • Alessandra Xavier
    2 de julho de 2014 at 16:47

    Parabéns Bruno! Excelente trabalho! Sucesso

  • Filipe Elidio
    2 de julho de 2014 at 17:45

    Grande Bruno, já fui aluno de alguns cursos e sempre acompanho o trabalho. Parabens!

  • Carlos Henrique Mora
    2 de julho de 2014 at 18:03

    Bruno, muito prazer em falar novamente com você. Minha vida sempre foi fundamentada em cursos presenciais, para empresas. Foram muitos anos neste ramo. Era sócio da Actionsoft, empresa voltada ao treinamento exclusivamente corporativo em informática. Que tal utilizar toda esta experiência que adquiri em campo, para o agora treinamento on-line?

    • Bruno Ávila
      2 de julho de 2014 at 19:45

      Mas é claro, essa experiência que vc adquiriu em cursos presenciais é altamente valorizado pelo mercado. Vale sim transformar isso em curso online. Pense nisso. 😉

  • Diego Da Silva Rocha
    2 de julho de 2014 at 20:56

    Bruno, além de companheiro de profissão, sou seu aluno de uns 3 cursos já. Reforço aqui que todo esse sucesso de anos vivendo do compartilhamento de seu conhecimento é graças ao excelente profissional que você é. Não me arrependo de nenhum curso adquirido e nenhum vídeo assistido. Parabéns pelo sucesso.

    • Bruno Ávila
      2 de julho de 2014 at 21:20

      Valeu Diego! Fico muito feliz em saber que admira meu trabalho e que me acompanha, espero ter lhe ajudado com meus cursos. Sucesso pra vc tb!

  • Fernando Rui
    3 de julho de 2014 at 09:13

    Oi Bruno, muito bacana esse projeto. Gosto muito da sua atuação na câmera, passa muita confiança e tranquilidade!

    Parabéns pelo trabalho!

  • Leonardo Diogo Silva
    3 de julho de 2014 at 09:28

    Muito bom Bruno! Com certeza os seus vídeos vão fazer muita diferença no meu trabalho! Ainda este ano vou lançar o meu primeiro curso online 🙂

  • Carlos Stevanato
    3 de julho de 2014 at 13:55

    Parabéns Bruno, seu trabalho é ótimo, meus parabéns!

  • Rodrigo Yahata
    3 de julho de 2014 at 14:33

    Olá Bruno! Parabéns pelo novo projeto e muito sucesso nessa nova empreitada! Fui seu aluno em alguns cursos e foram ótimos investimentos. Será que eu consigo Viver de Curso também :)? Abraço!

    • Bruno Ávila
      3 de julho de 2014 at 14:48

      Ora, mas é claro, ainda mais vc que é especialista em magento. ;D

  • Edgar Cedres
    4 de julho de 2014 at 19:55

    Obrigado Bruno, a muito tempo sigo teu site, tenho aprendido muito das informações que tu as colocado na internet e sem duda este é o que uma pessoa como tu faria, deixar os outros crescer e ajudar a que cheguem la. Obrigado de novo Edgar Cedres

    • Bruno Ávila
      5 de julho de 2014 at 17:25

      Valeu Edgar!

  • Eduardo Félix
    5 de julho de 2014 at 11:48

    Acompanho o seu blog Avante há anos, em 2008 eu fiz o curso “design pra Joomla!”. Já trabalhava com Joomla há alguns anos, mas após o curso, fiz muitos bons trabalhos e sempre acompanhei a sua evolução, com muita admiração. Com o passar dos anos, como você mesmo diz neste vídeo, vamos adquirindo experiência e com certeza, a ideia de trabalhar em casa passando o conhecimento e experiência é muito boa.

    Quero te agradecer pelos ensinamentos que adquiri no curso há anos atrás e também pelo conhecimento que sempre vem compartilhando ao longo dos anos!

    MUITO OBRIGADO!!! 😉

    • Bruno Ávila
      5 de julho de 2014 at 17:25

      Que legal Eduardo, fico muito feliz em saber que lhe ajudei com meu trabalho. Valeu!!!

  • Ivanberg Moreira
    9 de julho de 2014 at 22:11

    Olah Bruno!
    Olha eu por aqui também!

    Eh possível Viver de Curso?
    Bem, eh isto que estou tentando. Jah formei segunda turma. Em setembro lançarei novo curso.
    Vamos ver que estratégias vc vai trazer como dicas.

    Abraço, Teh+

  • Welington Silva
    11 de julho de 2014 at 07:54

    Bruno, tenho um canal de tutoriais no Youtube (Welington Tutoriais, só googlear que acha) e tenho quase 10 mil inscritos, porém sou professor federal efetivo e às vezes não sobra tempo para ficar gravando, editando e postando.

    Interessei pelo assunto e estou há um tempo tentando começar a vender meus conhecimentos. Parabéns pela ideia! Grande abraço.

  • Uilian Paulo
    16 de julho de 2014 at 13:58

    Valeu Bruno,

    Eu estou em fase de acabamento do meu primeiro curso e vou acompanhar suas postagens pra ver o que precisa melhorar antes de lança-lo !

  • lady
    14 de fevereiro de 2015 at 20:10

    parabéns pelo site e pelo curso, Bruno. É tão bom ver gente que tem um conhecimento tão vasto dividindo e ajudando os outros, principalmente quando se trata de conquistar a independência financeira e ter qualidade de vida. Quantos de nós não gostariam de ter mais tempo livre para passar com a família? Espero em breve, viver de curso também!
    Um abraço!

  • Daniel
    27 de junho de 2015 at 00:09

    olá, parabéns pelo excelente trabalho. Diga por gentileza como faço para baixar o livro?

    é possível enviar o link para eu baixá-lo?

    Obrigado.

  • idenilza duarte de lima
    15 de novembro de 2015 at 16:48

    ola Bruno gostaria de saber em primeiro quem nos paga pelo curso?

  • Alisson
    25 de fevereiro de 2016 at 11:41

    Bom dia! Cara, vi seus videos sobre cursos e achei bem impolgante. Meu problema: Sou tímido e não sei se me daria bem mostrando rosto/voz. Sou Eng. Civil e de segurança do trabalho, acho que tenho material intelectual suficiente pra montar alguns cursos. Você acha que dá pra montar cursos totalmente escritos? Com exercicios, ilustraçoes e uma linguagem um pouco informal pra facilitar conteúdos mais complexos? Obrigado e belo trabalho, cara!

  • ulisses poli
    20 de julho de 2016 at 12:07

    Bom dia Bruno!
    Esssa lei de curso livre foi revogada voce saberia me informar, desde ja obrigado.

  • Deuzelina Alves Rodrigues
    1 de outubro de 2016 at 21:46

    Prazer Bruno. …Será tbem meu professor. ..ouvi os comentários sobre vc de seus alunos e amigos. …vc é realmente tudo que preciso. …Estou nos primeiros passos de cursos online. .tenho experiência e vivências há 26 anos de trabalho com artes em paredes móveis gesso pinturas em geral e amo ensinar culinária. ..Estou vivenciando cada estudo de vc e de outros mentores tão legais quanto vc. Viver de cursos. ..eis o meu foco. ..Vou chegar lá. ..preciso mesmo é de aprender tecnologia de computação e pra falar a verdade nem tenho not book. ..mas vou ter. ..Estou sem dinheiro pra tudo mas a maré baixa vai acabar, aí comprarei seu curso. Não desista de mim por favor. …vc vai se orgulhar de mim. ..2017 será o ano da minha ascensão profissional e pessoal. GRATIDAOOO

  • Luiz
    26 de outubro de 2016 at 11:05

    Gostaria de saber se pode ajudar a colocar o curso no ar, se eu der o conteúdo, ou se você só dá aula sobre o assunto.

  • José Carlos
    9 de dezembro de 2016 at 22:04

    Ola Bruno,

    Sou José Carlos de salvador , queria saber como funciona o viver de curso ?

    Inicialmente eu entendi que seria uma plataforma que as pessoas publicam cursos online e vc cobraria uma porcentagem para os alunos que comprassem os cursos . entretanto q quando acessei a plataforma não achei os vídeos e tal .

    Sou historiador , faço mestrado e tenho interesse em postar cursos específicos da área de história .

  • JONAS SILVA
    1 de fevereiro de 2017 at 23:56

    olá,

    gostaria de ministrar um curso sobre Paternidade Responsável, preciso me enquadrar em alguma regulamentação?

  • Rafael Santos
    10 de fevereiro de 2017 at 21:05

    Comprei o curso e no primeiro acesso, no primeiro dia, nada funciona!
    Introdução e Conheça o Modulo, só ficam como se tivessem carregando mas não abrem!

  • Osman
    11 de março de 2017 at 14:56

    Olá, qual o emil pra entrar em contato com o Bruno Ávila.
    Sou aluno do último lançamento dele.

  • Luiz Eduardo
    17 de março de 2017 at 10:17

    Bruno, bom dia.
    Já fazem alguns anos tenho vontade de fazer um curso on line nas minhas áreas de atuação (matemática e direito), mas infelizmente o mercado está bem saturado e o Youtube disponibiliza muitas aulas gratuitas. Como terei confiança e certeza num retorno financeiro com cursos on line?

  • Túlio Marcos de Paula Cunha
    21 de abril de 2017 at 17:31

    Olá Bruno, vou seguir o seu caminho.

    Obrigado pelas orientações. Parabéns!

    http://www.roboticatulio.com/

    Tulio Marcos

  • Renan Rodrigues
    30 de maio de 2017 at 12:15

    Boa tarde Bruno,
    Sou astrônomo amador e gostaria de dar um curso de astronomia (não sou formado na área). Esse curso seria considerado livre? Eu conseguiria emitir certificado?

  • Ademar Rocha da Silva
    27 de novembro de 2017 at 16:39

    Boa Tarde Bruno!

    Sou professor de Biologia em cursos presenciais a 12anos e gostaria de transformar essas aulas presenciais e cursos online com certificado. Será possível?

Escreva seu comentário