Top

Os melhores sistemas gratuitos para criar seu curso online

Você quer se tornar um professor online? Quer montar um curso online e não sabe por onde começar? Tem medo de tentar fazer um curso e não conseguir por não saber programação nem “mexer” com html?

Se você fizesse essas perguntas pra mim há 10 anos, eu responderia: “Complicado.”. Porém hoje, com a infinidade de sistemas prontos de gerenciamento de cursos online, confesso que a coisa está bem mais fácil. E bem mais barato também.

Vou listar aqui os principais sistemas gratuitos de ensino à distância e comentar sobre cada um deles. Vamos lá:

Moodle

Coloco o Moodle como o primeiro da lista não por que ele é o melhor, mas por que ele é o mais conhecido. Moodle é um software livre, feito exclusivamente para cursos online. Talvez por ter sido o primeiro grande sistema de e-learning, o Moodle se popularizou entre os professores e instituições de ensino, sendo até hoje o mais utilizado.

Porém o Moodle possui grandes limitações de sistema e design. Entrar num sistema Moodle é como voltar ao passado. Sempre me sinto numa internet de 1998 quando acesso um curso gerenciado pelo Moodle. Hoje existem opções bem mais modernas que pra mim deixam o Moodle um tanto obsoleto. Mas não custa nada testar, até por que o sistema é gratuito. Você pode testar ele aqui.

Udemy

Udemy é uma ferramenta online de ensino que parece anos-luz de distância do Moodle. Porém, diferente do Moodle, não se trata de um software instalável, mas uma solução pronta e uma vitrine de cursos.

No Udemy você pode oferecer vídeo-aulas como também transmissões ao vivo para seus alunos. A interface é moderna e bastante intuitiva. Outra vantagem é que a Udemy oferece todo o suporte pra você vender o seu curso. Uma ótima solução para quem está começando.

Agora as desvantagens.

O problema do Udemy é que você é mais um em meio a 20 mil cursos. Se você deseja se tornar uma referência e seu curso ser conhecido no mercado como algo único e autoral, colocar seu trabalho numa vitrine de cursos, dentro de numa empresa que ganha dinheiro vendendo cursos por atacado, talvez não seja a melhor solução para você.

Outra coisa um tanto chata é que você vai ganhar uma comissão em cada venda, não vai ganhar o valor integral cobrado por cada curso.

E apesar de ter tradução para português, o sistema não é completamente traduzido, muitas páginas, inclusive a página de ajuda, não se encontra em português.

Joomla

O Joomla é um sistema que pode gerenciar qualquer tipo de conteúdo, de portais de notícia até mesmo cursos online. Acredito que seja, entre os gratuitos, o que oferece mais recursos. A dica é: considerar o artigo como uma aula e a categoria como um curso. Assim você pode incluir gratuitamente ferramentas de apoio como fóruns e visualização de perfis do aluno.

A desvantagem é que, por se tratar de um sistema mais complexo, é necessário uma curva de aprendizado sobre o sistema. Não é algo que você entende assim que vê, é preciso parar e estudar o Joomla para entendê-lo. Mas se você tem tempo, isso pode não ser um problema já que existem diversos livros sobre Joomla que você encontra facilmente em qualquer grande livraria.

WordPress

Outro sistema muito bom e que pode gerenciar cursos online é o WordPress. Originalmente foi criado para gerenciar blogs mas com o passar do tempo o WordPress passou a gerenciar uma infinidade de coisas. No caso do curso online a dica é: considerar o post como uma aula e uma categoria como um curso.

O sistema também é bem fácil de entender. Diferente do Joomla, basta dar uma olhadela que você vai entender o software todo em poucos minutos.

Hoje existem diversos plugins de integração a sistemas de pagamento e de suporte a cursos online. A desvantagem é que a maioria são pagos, em compensação não são caros pelo seu custo-benefício.

A maior desvantagem mesmo que vejo no WordPress é sua limitação no cadastro de usuários quando comparado ao Joomla e sua impossibilidade de criar diversos cursos ligados a diversas turmas diferentes. Mas pra quem está começando, é uma boa.

Bem, estão aí ótimos sistemas para você testar e brincar. Divirta-se!

Até a próxima! Tchau!

Bruno

 

Bruno Ávila (72 Posts)

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.


Compartilhar

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

47 Comments
  • Andson Gomes
    25 de janeiro de 2015 at 19:14

    Hoje em dia há outras alternativas muito interessantes.

    Uma bem interessante é o eFront, que pode ser encontrado no endereço http://www.efrontlearning.net/.

    É bom para quem quer começar.

  • João Lima
    14 de março de 2015 at 04:57

    Muito interessante o seu site, já favoritei!!

    Já testei o moodle como plataforma para curso 100% on-line e não foi como eu esperava. Infelizmente o moodle foi pensado para b-learning, mais como acompanhamento on-line de um curso presencial, é muito pesado para os servidores comuns, pode ser complicado para alunos inexperientes com e-learning (passei maior parte do tempo ensinando os alunos a usarem do que ensinando o conteúdo do curso kkkkkkkk). O joomla só me serve como página inicial do meu curso onde coloco informações dos cursos e vendas, da mesma forma o wordpress, não porque não sirva para este fim, mas pela complexidade do próprio CMS.

    • Fabio
      15 de dezembro de 2016 at 09:11

      Oi Bruno e João, uso uma plataforma moodle bem simples de usar na comunidade aprenderlivre.org .
      Não precisa instalar nem configurar, vc cria seu curso, prepara sua sala de aula e recebe dos alunos se quiser ou oferece de graça.
      Recomendo.

  • Romolo Filho
    10 de maio de 2015 at 10:07

    Ola Bruno fui seu aluno de WordPress, Joomla 1.5 e 2.5 achei os cursos muito bons e aprendi muito com eles, tenho um site de cursos online e utilizo o Joomla para isso, mas tenho alguns problemas ainda, por exemplo como falou: “A dica é: considerar o artigo como uma aula e a categoria como um curso.” Bom é um dos meus problemas, no cadastro dos alunos coloco como REGISTRADO para ter acesso somente com senha, mas este aluno fica com acesso a todos os cursos, como dar permissão a somente um curso ou 2 cursos, tenho 5 cursos ativos e neste momento tenho 5 joomlas instalados em pastas diferentes porque não consegui realizar este detalhe no cadastro do joomla, existe algum modulo que faça isso? Já procurei e não vi nada que fizesse isso. Gostaria de sua opnião e ajuda se possivel, obrigado

  • Romolo Filho
    10 de maio de 2015 at 10:50

    Voltando com outra pergunta, não sei se este é o local mas acho que servirá para outros alunos, preciso de um modulo ou configuração para desabilitar o botão direito do mouse na página, só consegui modulos que desabilitam imagens e preciso que desabilite total, se puder me ajudar agradeço.

  • Eliana de Morais
    23 de maio de 2015 at 23:36

    Oi, quero saber como posso inserir o curso no WordPress. Não entendi e não achei o botão.

    Meu site é http://www.cursodeeventos.com.br

  • Ana
    20 de maio de 2016 at 22:08

    E você já ouviu falar no Edools? O que você acha?

  • Prof. Ana
    8 de junho de 2016 at 22:33

    Olá, Bruno. Tudo bem? Qual sua opinião sobre o hotmart club?

  • Rafael
    27 de julho de 2016 at 10:07

    Olá, Bruno!
    Sou professor, e meus alunos pediram-me para que eu criasse um curso online; na realidade, vídeo-aulas ao vivo; entretanto, não sei como fazer isso. Que programa posso usar, a fim de que apenas meus alunos acessem o conteúdo?
    Parabéns pelo trabalho! Excelente!
    Abraço!
    Rafael.

  • Alice
    18 de agosto de 2016 at 08:41

    Bruno, pesquisando por ferramentas mais simples, gostei da GoConqr, é de graça e podemos criar cursos com o conteúdo também digital. https://www.goconqr.com/pt-BR/ensinar/cursos-on-line/

  • João Paulo
    29 de setembro de 2016 at 13:04

    Bruno, te acompanho desde 2001 e sempre fui um fã seu.

    Estou querendo montar um curso online e achei no themeforest um theme de LMS que parece ser bom, agora vem a pergunta, você acha que montar um LMS pelo wordpress vale a pena ou é melhor assinar planos com essas plataformas já prontas, como EADBox?

    Parabéns pelo trabalho e obrigado

  • Douglas Mello
    8 de outubro de 2016 at 09:27

    Bruno, o que acha do Edukka.com.br é um portal, mas que também te da apenas comissão sobre o curso.

    Já tenho um site online e trabalho como Web Designer e Social Media há uns 3 anos. Quero entregar meu conhecimento em Photoshoop e Corel Draw, porém ainda não sei em que plataforma lançar, como lançar, é preciso fazer uma “fórmula de lançamento” como ter vídeos no Youtube e ir coletando possíveis compradores do curso pra depois lançar, ou existe alguma outra forma para isso??

    Me ajude!

  • Bruno
    10 de outubro de 2016 at 10:40

    Olá xará, to aqui novamente. Rsrs. Como não entendo muito sobre essas ataformas queria q cd me desse uma dica sobre essas 3, se pensando em cursos fitness onde necessitaria de vídeos aula e pdf. Qual julga ser melhor? Hotmart,WordPress ou goconqr. Obrigado

      • Bruno
        10 de outubro de 2016 at 18:32

        valeu!

  • Lucas
    16 de outubro de 2016 at 20:03

    Recomendo o Sílabe

  • giancarlo
    31 de outubro de 2016 at 17:23

    gostaria de comprar um sistema de curso on line

  • Daniel Rodrigo Andrade Leite
    15 de fevereiro de 2017 at 17:43

    Olá Bruno!

    Gostaria de saber se os cursos que faço online podem ser utilizados como horas complementares. E se for, o que devo fazer para que os alunos do EAD possam usar essas horas na universidade.

  • Antonio
    20 de fevereiro de 2017 at 13:20

    Olá Bruno, excelente post!

    Você que já usou tanto WordPress como Joomla para criar cursos on-line, qual destes dois seria menos problemático quanto a conflitos entre plugins/módulos e qual é o menos limitado em termos de plugins e etc para criar estes cursos?

    Agradeço muito se puder me esclarecer.

    Abraço!

  • Sibele
    4 de abril de 2017 at 10:57

    Ola… o que me diz do Coursify.me ?
    Eh seguro?

  • Carla
    14 de abril de 2017 at 08:41

    Bom dia! Por gentileza poderia indicar alguma empresa que faz o site para curso on-line,tenho um sonho de abrir uma empresa de cursos obrigada Oo

  • Francis
    24 de abril de 2017 at 16:26

    Boa tarde!! vc monta um curso online e quanto fica

  • Bruno Luiz Purcinelli
    4 de maio de 2017 at 16:36

    Bruno, tudo bom?

    Acompanho seu trabalho faz bastante tempo e só tenho coisas boas para falar de você!
    Sou programador a 9 anos e a 1 ano e meio venho nessa nova jornada buscando uma melhora radicalmente do meu tempo, desde então sou professor de programação nas horas vagas e pretendo seguir com meu sonho de ter a minha empresa na web..
    Ainda não sou seu aluno mas em breve você terá mais um para te atormentar rsrs.

    Grande Abraço !!!

  • Welington Silva
    21 de maio de 2017 at 11:18

    O que você acha da Monetizze?

  • Elaine
    25 de maio de 2017 at 20:56

    Bruno, no seu curso você ensina e/ou indica plataformas que tenham tradutor para alunos com outro idioma?
    Me fala o que aprendo com seu curso?
    Obrigada pela atenção.

  • ALAN CHRISTIAN ANDREANI
    31 de maio de 2017 at 10:22

    Olá, parabéns pelo artigo, tenho uma pergunta:

    Em qual destas seria possível:

    Ao concluir o curso, o aluno receber o cerificado(envio em lote ou individual), porem o certificado deverá receber o nome do aluno e demais informações em PDF.

    Envio de alerta quanto ao interesse no curso.

    Obrigado

Escreva seu comentário