Top

Ah! Que se DANE a CÂMERA!

É muito comum receber emails de pessoas dizendo que não gravam vídeos ou não colocam sua ideia de curso online em prática por não ter recursos financeiros para comprar câmeras profissionais. E aqui está minha resposta: não interessa câmera. O que interessa é o seu recado que você tem para passar ao mundo.

Basta dar uma passeada pelo Youtube para verificar que os vídeos mais acessados do Brasil não se tornaram um sucesso pela sua superprodução mas pelo seu conteúdo. Se um vídeo de humor como os feitos pelo Porta dos Fundos fez sucesso, acredite, não foi pela câmera DLSR com lente de 10 mil reais. Foi pela piada engraçada que tinha nele.

Muitos youtubers famosos em seus nichos não usam nada mais do que um celular para gravarem seus vídeos com milhões de acessos. Tem audiência porquê o conteúdo agrada o seu público-alvo. Simples de entender.

Portanto ao invés de você ficar pensando em gastar milhares de reais com uma câmera power high stakes agora e assim ficar empurrando com a barriga sua entrada no mercado do conhecimento, invista naquilo que separa os homens dos meninos: áudio.

É o áudio que vai determinar se o seu vídeo é profissional ou não. E pra isso não precisa muito. Por exemplo, o microfone que uso nas minhas transmissões ao vivo é esse aqui e não custa mais do que uma pizza no Pizza Hut. Se quer um microfone de lapela, use esse aqui no seu celular e não gaste mais do que um ingresso para o show do Guns N Roses. E a luz, basta usar a luz do dia, vá para a frente de uma janela e deixe o sol bater em seu rosto. Se tiver nublado, melhor ainda, a luz ficará mais espalhada.

Portanto o que você precisa pra começar? Um celular, um microfone de 50 a 250 reais, a luz do dia e…

Seja muito feliz!

Bruno

 

 

 

Compartilhar

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

7 Comments
  • Rodrigo Sousa
    11 de outubro de 2016 at 18:20

    Ótimo post Bruno, você está corretismo.

  • Ana Rosa
    12 de outubro de 2016 at 12:11

    Obrigada por esclarecer essa dúvida, Bruno. Tenho uma webcam Logitec C920. Você acha que posso usá-la, ou tenho que ter uma camera semi profissional?

      • Ana Rosa
        13 de outubro de 2016 at 21:08

        Obrigada, Bruno.

Escreva seu comentário