Top

Como proteger suas vídeo-aulas com senha?

Você quer colocar seus vídeos online mas não sabe como protegê-los? Quer saber como colocar senha nos seus vídeos? E como fazê-los “tocar” apenas no seu site? Pois nesse post irei revelar uma solução que uso em meus cursos e como você também pode utilizar.

A primeira coisa que você vai fazer é hospedar seus vídeos no Vimeo. Trata-se de uma espécie de YouTube porém com algumas vantagens. A principal delas é a possibilidade de editar o nível de privacidade dos seus vídeos de diversas formas.

Porém, para ter acesso as configurações avançadas de privacidade, é necessário você ser um usuário Plus. E para ser um usuário Plus é necessário pagar. Mas não se trata de uma fortuna. No momento em que escrevo esse post, a assinatura custa $59.95 por ano, o que daria apenas $4,99 por mês. Analisando o custo-benefício, é algo muito barato.

O bacana de ser um usuário plus é que você poderá enviar os seus vídeos e determinar que aquele vídeo só poderá ser executado em sua página, ou seja, mesmo que alguém pegue o código de incorporação, o vídeo só irá funcionar se essa página estiver dentro do seu site. Portanto, se eu digo nas configurações que o vídeo só pode ser executado em www.viverdecurso.com.br, o vídeo só irá funcionar neste domínio.

Além dissso você poderá incluir uma senha, assim o usuário só poderá assistir o vídeo colocando esta senha criada por você.

Então veja o passo-a-passo para você se tornar um usuário plus, hospedar e proteger suas vídeo-aulas.

1. Crie uma conta no Vimeo.

2. Assine o Vimeo Plus

3. Após enviar um vídeo, clique em Settings.

4. Clique na aba Privacy

Em Privacy você terá 4 opções:

Opção 1 – Who can watch this video? (Quem poderá ver esse vídeo?), selecione a opção “Only people with a password”. Irá aparecer um campo onde você poderá determinar uma senha. Somente quem tiver esta senha poderá assistir o vídeo.

Opção 2 – Where can this video be embedded (Onde esse vídeo pode ser incorporado?)
Selecione “Only on sites I choose”. Aparecerá um campo onde você poderá colocar o domínio onde somente através dele o vídeo poderá ser executado. Não precisa por o www. Por exemplo, viverdecurso.com.br

Opção 3 – Who can comment on this video (Quem pode comentar esse vídeo?)
Aí fica a seu critério, como não quero disponibilizar o vídeo no vimeo, somente no meu site, normalmente seleciono “no one”

Opção 4 – What can people do with this video (O que as pessoas podem fazer com esse vídeo)
Eu não marco nenhuma opção, nem o de download de vídeo nem o “add to their collections”.

Outro item importante para você que quer utilizar o Vimeo apenas como hospedagem de suas vídeo-aulas é configurar também a aba “Embed”. Utilizo a configuração como mostra a figura abaixo.

vimeo

E pronto, depois é só pegar o código e colar na página da sua aula. E claro, ser feliz. 😉

Até a próxima!

Tchau!

Bruno

 

Bruno Ávila (72 Posts)

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.


Compartilhar

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduando em Marketing com ênfase em ambiente digital pela FGV Brasília. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 10 mil alunos. Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um guia para os que desejam iniciar no mercado de web design.

90 Comments
  • Marisson Vespermann
    26 de dezembro de 2014 at 00:25

    Perfeita a explicação! Objetiva, simples e direta! Muito obrigado professor Bruno! Mais uma dica infalível para obtermos sucesso na internet! Em breve poderei aplicar mais um dos seus ensinamentos.

  • Lucas Rocha
    26 de dezembro de 2014 at 11:02

    Obrigado Bruno por compartilhar esse conhecimento com a gente!

  • Hildo Antônio
    26 de dezembro de 2014 at 23:00

    Muito obrigado pelas dicas. Muito bom.

  • Luciana
    29 de dezembro de 2014 at 03:45

    Ótimas dicas!

  • Giovani Jr
    8 de janeiro de 2015 at 12:11

    Parabéns por esta nova empreitada Bruno!

  • Júnior Miranda
    15 de janeiro de 2015 at 21:10

    O Curso feito pra quem faz curso. muito empolgado

  • Ivan Melo
    25 de fevereiro de 2015 at 17:51

    Parabéns! Você é muito didático. E muito obrigado pelas informações.

  • Edison
    27 de março de 2015 at 10:41

    Olá bom dia, bela explicação, só tenho uma dúvida na parte de cadastramento da senha, se é possível criar varias senhas, uma para cada usuário, a intenção seria usar o plano pago do sistema para disponibilizar video aulas pagas,

  • ARI
    17 de maio de 2015 at 03:36

    Bruno, boa noite, tentei comprar o curso hj e estava temporariamente fora de venda, sabe quando vc vai abrir outra turma , pois só conheci o site e hj, grande abraço.

  • Ronaldo Cardoso
    25 de junho de 2015 at 14:53

    Excelente trabalho, Bruno!
    Tenho acompanhado suas atividades ao longo dos últimos meses e vejo que o trabalho é de excelência!
    Parabéns!
    Continuo te acompanhando, parceiro!

    Att,
    Ronaldo Cardoso
    Youtube.com/legtransito

  • Nayara de Melo
    26 de junho de 2015 at 19:21

    Eu estava procurando justamente essa informação! Pois, estou desenvolvendo um curso online, e como medida de segurança, essas dicas caíram como uma luva de mouse hehe!

    Parabéns pela clareza de detalhes! 😉

  • Ana
    13 de julho de 2015 at 12:29

    Olá, Bruno. Obrigada pelo post. você saberia responder se, utilizando esta opção do Vimeo, é possível baixar o video? Por exemplo, existem alguns sites onde basta você colocar o link e o video é baixado. Ou seja, a pessoa pode não conseguir visualizar o veio online sem a senha, mas será que ela pode conseguir baixar?
    Abraço!

      • Ana
        17 de julho de 2015 at 15:47

        Obrigada pela resposta.

        É que tenho intenção de vender video-aulas. Mas só as video-aulas mesmo, sem ser um curso online (com turma, cronograma, forum, essas coisas). Mais ou menos como esses sites de concurso público fazem. Eles até estabelecem uma quantidade máxima de visualizações, uma quantidade máxima de computadores diferentes de onde a pessoa pode acessar (pra evitar o compartilhamento de senhas) e uma data pra expiração dos videos. Acho que no Vimeo não dá pra fazer isso, né? rsrs
        Tem alguma plataforma assim que você indica ou só entendendo de programação mesmo?

        Obrigada mais uma vez.

  • Ari Jorge
    16 de julho de 2015 at 01:39

    Olá , Bruno…

    uma pergunta : como faço para vender meus vídeos individualmente em meu site ?

    um site com vários vídeos cada qual com um preço de aula diferente…usando a plataforma
    vimeo como poderia vender esses vídeos de forma individual para vários membros diferentes ?

    precisaria de um plugin ?

    desde já obrigado.

  • Elias Fernando
    23 de julho de 2015 at 11:49

    Rodei a Internet a procura dessas dicas, encontrei seu blog e em 2 minutos resolvi meu problema, excelente explicação, obrigado, Bruno… 🙂

  • Flaudimir
    13 de agosto de 2015 at 18:07

    Ola Gostaria de fazer só uma pergunta, ao fazer todo este procedimento nas videos aula pode ter mais de uma senha para o curso, exemplo: tenho 20 alunos cada um pode ter uma senha individual sim ou não?

  • leandro eneias
    11 de janeiro de 2016 at 09:38

    Olá! Você conhece alguma maneira de vender somente as visualizações? Ao invés de enviar Cds com as aulas, vender via Web as visualizações.
    No caso do Vimeo daria se a senha pudesse ser individual. Caso contrário, podem piratear as senhas.
    Você teria uma dica?
    Obrigado.

  • Darlan
    18 de fevereiro de 2016 at 19:30

    Ola Bruno, gostaria de saber se o valor da assinanatura é em dólares ou em reais?

  • Ricardo
    17 de junho de 2016 at 13:51

    Boa tarde Bruno… Vi que a Eduk: http://www.eduk.com.br/ , em sua videos aulas utiliza o Vimeo como plataforma. Toda a Plataforma deles a Vimeo disponiliza? Até mesmo cadastro de senhas?
    Obrigado

  • Marcos
    9 de julho de 2016 at 16:41

    Bruno quero entregar uma recompensa digital através do vimeo, a duvida é eu preciso de um site ou apenas pelo email eu posso enviar o link? O video vai estar protegido de uma pessoa que não se cadastrou ter acesso?

      • Marcos
        14 de julho de 2016 at 09:31

        grato Bruno.

  • Gabriel
    11 de julho de 2016 at 23:42

    Excelente trabalho Bruno, dicas de ouro.
    Mas Bruno tem como no vimeo hospedar o video para ele do poder aparecer em seu site e no proprio vimeo ele ficar oculto?
    Para definitivamente nos so usarmos para hospedagem de video o vimeo mesmo.?

  • Gabriel
    12 de julho de 2016 at 11:35

    Sem palavras Bruno, acompanho seu trabalho a apenas 2 anos e ja te considero um mentor

  • Ricardo
    22 de julho de 2016 at 13:16

    Boa Tarde Gruno Ávila! Gostaria de saber se postando os meus vídeos de cursos no VIMEO, na conta PLUS, se é realmente seguro ativando a privacidade do vídeo abrir somente em meu site definindo o domínio como você explicou acima… Se não existe a forma de bugar o site para que possa copiar o meu vídeo… Att. Ricardo

  • Katarine
    31 de agosto de 2016 at 21:42

    Oi, Bruno. Legal saber que é possível usar o Vimeo assim! São tantas informações sobre cursos online que confundem. É bom encontrar informações mais claras. Mas uma dúvida: então você consegue hospedar seus cursos somente no Vimeo, sem precisar utilizar plataformas específicas para os cursos? O trabalho de entrega seria todo manual neste caso?

  • Diones Dutra
    19 de outubro de 2016 at 09:53

    Olá. Essa solução impede que façam o download do vídeo também? Se não, tem alguma forma de impedir?

  • Otelício
    21 de novembro de 2016 at 17:36

    Bruno, excelente dica!! Brigadão cara! Uma dúvida, o Plus oferece 5G de armazenamento, é suficiente para hospedar um curso de 10 horas? Não entendo nada de computação! Rsrsrs!! Brigado!

  • Almir C mendes
    23 de novembro de 2016 at 11:50

    Bruno, grato pelas informações! Agora, sem querer abusar, as dicas acima velem, caso eu não tenha um site e queira postar só pelo Vimeo, e claro, a minha maior preocupação, é impedir download.

  • jacó
    29 de novembro de 2016 at 22:20

    como eu faço parra entregar os videos um a um, em uma página , como no seu mini curso ? seria liberado a aula a cada e-mail

  • atila
    7 de dezembro de 2016 at 11:05

    Bruno Ávila Boa tarde estou com uma dúvida sobre o vimeo pretendo colocar o codigo embed dos videos no moodle,consigo com a conta bussines bloquear o downloads dos videos dentro do meu site.Porque copiar a url eu vi que não adianta.

      • atila
        8 de dezembro de 2016 at 08:08

        No caso ele tem esta Opção 4 – What can people do with this video (O que as pessoas podem fazer com esse vídeo)
        Eu não marco nenhuma opção, nem o de download de vídeo nem o “add to their collections”.Para bloquear os vídeos.
        Estou querendo colocar ele aqui na faculdade e acabei aqui no teu site a procura de informações sobre o vimeo que pelo menos tem alguma proteção.Muito legal o viver de curso parabéns dei uma olhada ontem no teu conteúdo.

  • Cristiano
    10 de dezembro de 2016 at 13:33

    ai vem os espertinhos e fazem rateio – né – os afiliados em peso que sabemos a maioria quem são.

  • daniel leite
    15 de dezembro de 2016 at 12:38

    ola bruno, sao otimas dicas, tambem ja uso o vimeo e prefiro a opcao de liberar por pessoas sigo, agora uma pergunta, como poderia evitar com que as pessoas compartilhassem as senhas? eh possivel descobrir se isso acontece?

  • Alice
    5 de janeiro de 2017 at 03:15

    Oi Bruno, tudo bem? Quero usar o Vimeo para hospedar algumas palestras que serão vendidas no pacote do meu congresso, tudo com conhecimento e autorização dos palestrantes. No entanto, quando fui contratar o Plus do Vimeo, vi que não se pode vender os vídeos nem colocar vídeos de terceiros, e o plano seguinte é bem mais caro e não vendem por mês. Fiquei sem saber se isso se aplica ao meu caso, que estou vendendo a área de membros e passando os vídeos lá, e não irei vendê-los separadamente na página do vimeo. Você sabe me dizer? Obrigada!

  • Breno Jung Kreuzner
    5 de janeiro de 2017 at 12:29

    Show de bola Bruno! Muito obrigado e parabéns por COMPARTILHAR seus grandes conhecimentos!

  • stiloroberto
    16 de janeiro de 2017 at 19:11

    Olá Bruno, você, sem saber, tem ajudado muitas pessoas desconhecidas, e eu, por fazer parte dessas, te agradeço muito!!!! Eu tenho um curso de Técnicas Inéditas e Inovadoras de corte de cabelo. Algo nunca visto na WEB, Você, com sua experiência em cursos virtuais, vê esse nicho como? em relação ao mercado. Sua opinião é muito importante. Desde já agradeço

  • Ezequias
    22 de janeiro de 2017 at 13:04

    Bruno muito bom esse artigo. Vou criar um curso de inglês e gostaria de saber onde hospedar os vídeos. Gostei dessa dica. Me responde uma coisa, se o meu curso tiver 12 vídeos. Vou precisar de 12 senhas pros alunos ou será apenas uma senha pra acessar os 12 vídeos?

  • Arquimedis Curti
    3 de março de 2017 at 16:28

    Show de bola, exatamente o que eu precisava. Abraços!

  • fabio
    5 de março de 2017 at 23:45

    me ajudou pacas grato.

  • Raul
    8 de março de 2017 at 17:28

    É possivel colocar um prazo para assistir os videos? Por exemplo 120 dias,

  • w. Felippe
    19 de março de 2017 at 15:32

    Gostei das tuas dicas. Vou acompanhando. Se puderes me responder. Estou trabalhando com o E-goi com página de captura. Postei 7 videos no Vimeo dentro de um álbum. O album tem senha para acessar. Cada pessoa que enviar o email vai receber o link do álbum e a página vai pedir a senha. Pergunto: a senha é única ou o Vimeo cria uma para cada pessoa nova? Só vi uma opção se eu compartilhar o album com alguém, o Vimeo envia uma senha para o email que eu informar. Obrigado

  • Claudio
    5 de junho de 2017 at 16:55

    muito obrigado! Me ajudou muito!!!!

  • Ricardo
    15 de junho de 2017 at 20:06

    Minha dica é usar o BR Player (www.brplayer.com.br) perfeito para videoaulas. O serviço é pago, mas vale cada centavo… os vídeos nunca travam e é super fácil de usar.

  • Denise
    10 de julho de 2017 at 19:59

    Oi Bruno
    muito bacana suas dicas, vou começar a acompanhar. tenho uma duvida, como as pessoas pagam a video aula que fica no vimeo? seria depositando e apos liberamos o video?

  • Daniela Martins
    11 de agosto de 2017 at 14:30

    Poxa Bruno, te sigo a alguns meses e não sabia que vc tinha a resposta pra minha dúvida !!! Porem ainda tenho algumas duvidas. A minha dúvida é: Tenho um blog com domínio, com o vimeo posso permitir que o vídeo só toque dentro desse blo, certo? porém como faço para só quem adquiriu veja o vídeo? Preciso de hospedagem?, ter área de membros? Como faço, pode me ajudar?

  • Chico Alves
    18 de agosto de 2017 at 12:37

    No caso de ter vários cursos, é possível proteger cada grupo de vídeos com uma senha diferente? Obrigado!

  • Lidiane
    2 de setembro de 2017 at 23:57

    Olá Bruno, Eu achei esse artigo e era tudo que eu precisava rs você pelo que percebi é muito atencioso com seus leitores e isso faz toda diferença, parabéns! Porém como se trata de um assunto um pouco mais complexo, ainda tenho algumas dúvidas. São elas: sou artesã e muita gente tem me pedido pra que eu ensine determinada peça que faço em vídeo aula, cursos ou workshop e pra atender a todos de uma maneira que todos ganhem, vi que um curso online seria a solução, entretanto, não sei por onde comece. O que realmente eu preciso para vender os meus cursos online ou criar um curso online? Já ouvi falar que precisamos de uma plataforma de cursos online (hotmart seria uma delas, certo?) precisamos de hospedar as vídeos aulas no vimeo, e o que mais seria necessário? A parte de gravação e edição eu já entendo um pouco mais e meu marido mexe com edições, então tá mais tranquilo.
    Se eu gravar o passo a passo, hospedar no vimeo, o que eu faço com o hotmart? Isso que está confuso na minha cabeça… se puder me dizer o que realmente preciso, eu vou te agradecer de montão rsrs

  • Lidiane
    3 de setembro de 2017 at 00:10

    Falei que são muitas dúvidas hahaha esqueci de perguntar essas, como eu vendo o curso, monto uma turma ou vendo individual? Caso eu monte uma turma, quem envia as senhas e logins de acesso das aulas para as pessoas? Seria o hotmart? E com relação aos pagamentos, como elas pagam? E posso determinar um tempo para que o vídeo fique disponível para os alunos? Se eu quiser relançar o curso tem como? Se sim, onde configuro? Ouvi dizer que tem que encurtar os links para as pessoas não assustarem como assim?? E na hora de colocar senhas nos videos do vimeo, a gente que escolhe as senhas/logins ou é o sistema que gera automaticamente?

    Por enquanto, são essas… me desculpe pelo livro que escrevi agora hahaha ainda bem que você já foi jornalista, deve gostar de ler né rsrs brincadeira. Muito obrigada, se você me responder ficarei imensamente feliz, porque você estará me ajudando ainda mais rs.

Escreva seu comentário